http-equiv='refresh'/> ESPÍRITA NUNCA MAIS: “Curso da natureza” refere-se à reencarnação?

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

“Curso da natureza” refere-se à reencarnação?

TIAGO 3.6-A expressão “curso da natureza” refere-se à reencarnação?

PROBLEMA: Tiago refere-se nessa passagem ao “curso da natureza” (R-IBB, SBTB, EC), que alguns entendem como se referindo a uma “roda viva”. Há quem considere ser essa uma referência à reencarnação, por crer que a vida anda em ciclos de nascimento, morte e renascimento (em outro corpo). Será esta uma correta interpretação dessa passagem?

SOLUÇÃO: Tiago não está falando de reencarnação. Isso é evidente por várias razões. Primeiro, o contexto está falando do poder e da persuasão existentes na “língua” humana e de todos os seus amplos efeitos. 

Segundo, o “curso da natureza” refere-se ao desenrolar da vida em geral, não que a alma das pessoas seja reciclada. Terceiro, Tiago afirmou haver perdão de pecados (cf. 5:20) e oração de petição (5:15-17), e essas duas coisas são contrárias à doutrina do carma, que está por trás da reencarnação e que afirma que o que for semeado nesta vida será colhido na próxima vida (sem exceções).

Finalmente, mesmo que houvesse alguma questão quanto a como e; se versículo deveria ser interpretado, uma passagem não muito clara sempre deve ser entendida à luz de uma que seja clara. E a Bíblia clara-n ente se opõe à reencarnação (veja Hb 9:27; Jo 9:2).


Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário