http-equiv='refresh'/> ESPÍRITA NUNCA MAIS: JOÃO BATISTA NÃO ERA ELIAS.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

JOÃO BATISTA NÃO ERA ELIAS.

1) ELIAS NÃO MORREU. Ele foi arrebatado vivo, tal qual ENOQUE!!! Os dois não experimentaram a morte física!!!

"Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus". (He 11:5)

“E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho (2 Rs 2:11).
(VIVO!!!)

Então, se Elias não morreu, não poderia ter “reencarnado”, como crêem os espíritas!

2) Em Lucas 1:15-17, lemos que João Batista viria "no espírito e virtude de Elias", ou seja, para continuar o ministério profético que Elias desempenhou no Antigo Testamento (e não que João Batista seria o próprio Elias):

"E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias [e não sendo "o próprio Elias], para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto." (Lucas 1:17) 


3) Vejamos a resposta de João Batista quando indagado: “E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?... E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou... ” (João 1:19, 21).

4) João Batista já havia morrido, mas foi Elias quem apareceu no Monte da Transfiguração. Jesus Cristo Se dirigiu a um alto monte, levando consigo a Pedro, Tiago e João (Mt 17:1) e, ao Se transfigurar diante deles, “... eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele” (Mt 17:3).

Como se vê, quem apareceu juntamente com Moisés foi “Elias” e não João Batista. Entretanto, João Batista já havia morrido na ocasião deste evento (Mt 14:10; Lc 9:9, 28:31). Portanto, se João Batista fosse a “reencarnação” de Elias, era João Batista (conforme a doutrina espírita) que deveria ter aparecido no Monte da Transfiguração e não Elias. Entretanto, como ELIAS NÃO MORREU (foi levado vivo para o céu), portanto, não poderia ter "reencarnado".

5) Em Malaquias 4:5, lemos: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”. Também, com base nesta passagem, os espíritas alegam que João Batista foi a “reencarnação” de Elias. Porém, João Batista veio, com qualidades semelhantes às de Elias, e cumpriu seu ministério.

No Livro do Apocalipse vemos que Elias retornará (juntamente com Moisés, sendo eles “as duas testemunhas”), apenas no período da Grande Tribulação, "o grande e terrível dia do Senhor" (tal como foi antevisto pelos discípulos, no Monte da Transfiguração, conforme Mateus 17:1), para anunciar o evangelho a todas as nações, antes que venha o fim: “E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco” (Ap 11:3).

6) Alguns chegam a alegar que JESUS CRISTO "afirmou" que Elias já tinha vindo. Vejamos a passagem que confunde tanto os que não lêem a Bíblia, mas apenas retiram trechos para formular TEORIAS:

Disse Jesus: "E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir". (Mateus 11:14)

Visto que ELIAS NÃO PASSOU PELA MORTE FÍSICA, JOÃO foi "ELIAS" apenas no sentido de ter o mesmo tipo de "espírito" (isto é, de MINISTÉRIO, de trabalho, de atitudes, etc.).
Há uma expressão popular, que usamos frequentemente, e dizemos: "fulano tem espírito/alma empreendedor", "beltrano tem espírito/alma de jogador de futebol", "ciclano tem espírito/alma de artista", etc...
João É Elias; mas NÃO o é no sentido literal, pois o Elias literal, que nunca morreu e que está dentro do céu em corpo e alma e espírito, ainda está sendo esperado para VIR.

Vejamos como é NECESSÁRIO lermos, SEMPRE, alguns capítulos da Bíblia, antes ou depois, dos versículos que causam dúvidas ou parecem ser "contraditórios":

"E, respondendo ele [JESUS CRISTO], disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e todas as coisas restaurará; e, como está escrito do Filho do homem, que ele deva padecer muito e ser aviltado." (Marcos 9:12)

Em Marcos, capítulo 9, vemos a transfiguração de Jesus e o aparecimento de Moisés e Elias (Marcos 9:4). Depois, em Marcos 9:11, os discípulos perguntam a Jesus "por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?" Ao que Jesus responde:

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas" (Mateus 17:11)

Jesus Cristo disse, aqui em MATEUS 17:11, que Elias ainda VIRÁ. Entretanto, João Batista já tinha vindo (Mateus 3) e MORRIDO (Mt 14:10; Lc 9:9, 28:31) na ocasião deste evento!!!

Ou seja, Elias VIRÁ (juntamente com Moisés), somente na época em que antecederá a segunda vinda de Jesus Cristo, no período da Grande tribulação (o grande e terrível dia do Senhor).

CONCLUINDO:

João Batista não era Elias:

a) primeiro, porque ELIAS NÃO MORREU;
b) segundo, porque João Batista veio, morreu, e logo depois o próprio Jesus explicou aos discípulos que Elias ainda VIRÁ. Este é um verbo no FUTURO. João Batista já estava até morto nesta ocasião e, portanto, se João Batista fosse Elias, não haveria como Jesus dizer que Elias ainda viria, se já tivesse vindo em João Batista!!!
c) terceiro, porque quando Elias VIER, ele "restaurará todas as coisas" (conforme Marcos 9:12). João Batista não restaurou todas as coisas. Isto aponta que João Batista não foi o literal e pleno cumprimento da profecia da vinda de Elias, pois João Batista não restaurou tudo (Israel toda não se converteu, e não se seguiu o Reinado de Mil anos de Jesus Cristo - Apocalipse 20:4.


O Elias literal ainda VIRÁ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário